MUSEU DO ZEBU

O Museu do Zebu foi criada no ano de 1984, durante a 50ª Exposição Nacional de Gado Zebuíno - EXPOZEBU, dentro do Parque Fernando Costa em Uberaba - MG, na antiga casa pertecente ao Ministério da Agricultura.



Em 1983, a ABCZ na gestão de Newton Camargos Araújo, decide realizar um projeto de"Comemoração dos 50 anos da ABCZ", propondo uma ampla recuperação da memória da Instituição desde os seus primórdios. Contrata então, um trabalho de levantamento histórico visando uma publicação, durante o qual foram surgindo documentos, fotos, objetos, relíquias dos pioneiros, enfim um rico acervo que merecia ser exposto de forma organizada.
Com a ajuda do Sr. Arnaldo Rosa Prata, ex-presidente da ABCZ, que naquel momento ocupava o cargo de Secretario de Estado da Agricultura, interveio no senttido dde obter assessoria e apoio da Superintendência de Museus do Estado de Minas Gerais, para a implantação do Museu do Zebu.

Na época duas entidades se juntaram ao projeto da ABCZ: a Fundação Cultural e as Faculdades Integradass de Uberaba/FIUBE (hoje Universidade de Uberaba - UNIUBE), firmando uma parceria com o objetivo de, "preservar a memória e a cultura do zebu".
Vários pessoas participaram deste projeto, entre elas estão Maria Carmelita Rodrigues da Cunha (grande entusiasta da idéia), José Aparecido (Superintendente de Museus de Minas Gerais), Priscila Freire, Jorge A. Nabut (Fundação Cultural de Uberaba), Cristina Ávila, Maria Antonieta Borges Lopes (autora do livro ABCZ: estória e história e diretora do MZ de 1984 - 1988) e muitas outras pessoas que contribuíram para esse sonho ser concretizado.

Após a elboração do projeto museal do Museu do Zebu, sua inauguração foi marcada para maio de 1984, ocasião das Comemorações do 50 anos da ABCZ. O nome do Museu do Zebu escolhido homenagea um dos fundadores e ex-presidente da ABCZ, que havia falecido recentimento recentemente, o Sr. Edilson Lamartine Mendes.

A inauguração do MZ em maio de 1984, pelo presidente da ABCZ Newton Camargos de Araújo foi apludida pelo Secretáio de Estado de Cultura de Minas Gerais, José Aparecido afirmando que o "O Museu do Zebu vai se tornar a cassa de memória de Uberaba".

Em 1987 a Fiube/UNIUBE se retirou da parceria responsável pela manutenção do Museu, sendo mantido o convênio com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Uberaba.

Em 1991 o Museu do Zebu deixa de ser um Departamento da ABCZ, sendo criada a Fundação Museu do Zebu que lhe dá autonomia para buscar recursos financeiros próprios e mais agilidade de decisões e de ações, contando ainda com o recursos financeiros da ABCZ.

Hoje a Fundação Museu do Zebu - "Edilson Lamartine Mendes" continua cumprindo seu papel de curar e conservar a história, a memória e a cultura do zebu reafirmando esse compromisso todo dia com a sociedade mantendo a "História sempre acesa".

Biblioteca Museu do Zebu - Responsável pela pesquisa Nathan Cruz.

Fonte: LOPES, Maria Antonieta Borges; Rezende, E. M. M. ABCZ: histórias e histórias. 2.ed. São Paulo: Comdesenho, 2001.